Sobre o IACI

Do interior de São Paulo e da capital mineira, as nutricionistas Nathália Petry e Lydiane Bragunci idealizaram o IACI - Instituto de Alimentação Consciente e Intuitiva, unidas por um mesmo propósito: uma Nutrição mais humana e um mundo em paz com a comida.

O IACI tem como missão a promoção de uma Nutrição diferente e o compromisso com um mundo em paz com a comida, tendo como público-alvo, principalmente, o profissional nutricionista, que tem o poder de transformar o mundo por meio do seu contato com as pessoas e com o alimento.

 

    Conheça nosso folder institucional aqui!   

 


 

 

 

 


 

Time IACI.jpg

Nosso diferencial:

 

Somos uma Instituição que fornece cursos especialização, qualificação e capacitações a profissionais que desejam atuar com a abordagem comportamental da Nutrição.  Nosso grande diferencial está na disponibilização de cursos, tanto na modalidade presencial quanto EaD e conteúdos online, porém com o cuidado e contato próximo com os alunos, na formação de turmas pequenas, contando com o apoio de tutores capacitados, bem como o acompanhamento próximo e ao vivo dos profissionais na maioria de nossos cursos.


Nossa base:

 

Todas as formações e atendimentos realizados pelo IACI e seus alunos são baseados no Método ACI, desenhado pelas nutricionistas Nathália Petry e Lydiane Bragunci, utilizando-se os fundamentos da Alimentação Intuitiva (Tribole e Resch, 2012) e da Alimentação Consciente (Mindful Eating, filosofia baseada no Mindfulness) - abordagens que promovem uma alimentação flexível, positiva, sem julgamentos e que respeitam a autonomia (intuição) de cada um, aliado a técnicas de mudança de comportamento como Terapia Cognitivo Comportamental para Nutrição, Coaching e Aconselhamento Nutricional.  O Método ACI® também é a base do livro Em Paz com a Comida, lançado em 2018 pelo IACI, com o objetivo de trazer uma forma diferente de se relacionar com a comida para profissionais e público geral.

autógrafos_livros_EPCC.jpg

Nossa estrutura:

 

De maneira a cumprir sua missão, hoje o IACI atua em quatro frentes de trabalho: 1) cursos de especialização e qualificação, 2) divulgação de informação, 3) produção de conhecimento, e 4) tratamento. 

 

  1. Cursos de Especialização e Qualificação

Um dos grandes objetivos do IACI é fornecer aos profissionais nutricionistas conhecimento e capacitação para atuar com abordagens ‘ampliadas’ da Nutrição. Para isso, desenvolvemos um “caminho” de cursos que pode ser percorrido pelo nutricionista para se desenvolver como um profissional referência na área comportamental da Nutrição (conheça todos os nossos cursos aqui!).

 

   2. Divulgação de informação 

 

Faz parte da missão do IACI divulgar conteúdo científico sobre as abordagens estudadas para a população e profissionais da saúde. De forma a cumprir este objetivo, foi lançado em 2018 o livro Em Paz com a Comida e, em 2019, a Revista Sentidos do Comer.


    3. Produção de conhecimento


Atualmente, o IACI possui parceria com universidades federais brasileiras e o Método ACI tem sido trabalhado a nível científico. Trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado analisando a eficiência do Método ACI estão sendo realizados na Universidade Federal de Lavras, em parceria com as professoras Lilian Cabral e Marcella Consoli, e na Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a professora Lúcia Zeni, com resultados promissores.

    

    4. Tratamento


    As nutricionistas fundadoras e alunos capacitados pelo IACI conduzem tratamentos baseados em uma Nutrição diferente (Método ACI) em diversas cidades e regiões do Brasil. Confira aqui o mapa de profissionais capacitados a atuar com a abordagem.

 

 

Nossa Missão:

Inspirar nutricionistas que buscam mais sentido na profissão, através da abordagem não prescritiva; 

 

Nossa Visão:

Nos conectarmos com nutricionistas de todo o Brasil que também buscam atuar com uma Nutrição mais humana, segundo abordagens não prescritivas.

 

Nossos Valores:

Pessoas; empatia; respeito; individualidade; horizontalidade; ética.

 

 

 

Sobre nós: 

Nutricionista comportamental em São José dos Campos (SP)(CRN3-44975)

Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ano acadêmica na University College Dublin (UCD); Pós-graduanda em Psicologia, Nutrição e Transtornos Alimentares (UNIARA); Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Coach de Meditação Mindfulness pelo Instituto Nutrição Meditação e Consciência; e tem experiência nacional e internacional na área de Transtornos Alimentares (National Eating Disorders Association - NEDA). É estudiosa e ativista na área comportamental da Nutrição e idealizadora do projeto De bem com meu prato: canais online com objetivo de promoção de informação à população.

Nutricionista comportamental em Belo Horizonte (MG)

(CRN9-17564)
​Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Saúde e Enfermagem na Linha de Pesquisa: Prevenção e Controle de Agravos à Saúde (UFMG); Aperfeiçoada em Hipnoterapia Ericksoniana pela Clínica de Psiquiatria e
Hipnoterapia Sofia Bauer; Instrutora de Mindful Eating pelos protocolos MBES pelo Centro Brasileiro de Mindful Eating (CBME), Aperfeiçoada pelo Programa MSC - (Mindful Self-Compassion)- Mindfulness e Compaixão.

10 anos de experiência clínica em comer disfuncional e transtornos alimentares. Experiência em pesquisa e docência nas áreas de comportamento alimentar, obesidade, inflamação, doenças e agravos não transmissíveis, promoção da saúde, inquéritos alimentares para a graduação e pós-graduação.

Conheça alguns pacientes/clientes

que já experienciaram o ​Método ACI

Conheça nutricionistas que já realizaram formações do IACI